Sou conhecido pelos clientes e parceiros da Agência SOFT e SEO Genius pela minha franqueza, transparência e honestidade. Se você ainda não me conhece, muito prazer, sou Carlos Zamora e co-fundei ambas as empresas em 2010.

Trabalho com internet todos os dias da minha vida nos últimos mais de 20 anos e geralmente me deparo com pessoas, normalmente os novatos no mercado, prometendo posicionamentos nos resultados de busca do Google.

“Tenha o seu site na primeira página do Google”, dizem alguns, “a sua loja virtual nos primeiros resultados das buscas”, dizem outros. Em comum, apenas a cara de pau de vender uma promessa falsa. 

Ninguém, repito, ninguém tem a receita do bolo para garantir um posicionamento de busca orgânica em SEO no Google. O próprio Google já deixou nas entrelinhas que são mais de 200 os fatores de indexação, mas não os confirma, apenas deixa no ar a hipótese para que os profissionais de SEO trabalhem e descubram técnicas para melhores otimizações. 

Não há iluminados, mágicos, magos no mundo do SEO

Se nem o Google divulga quais os fatores oficiais de indexação, não será um iluminado que terá descoberto a roda, não é mesmo? Por isso tome cuidado com as promessas fáceis e sedutoras, não há como garantir posicionamento em resultado de busca orgânica e, mais: Não há como garantir que um site que hoje está entre os primeiros resultados se manterá lá por mais tempo. 

Tudo é dinâmico e depende dos fatores de indexação do próprio Google. Inclusive, há situações em que resultados de busca são mostrados de forma diferente para dois usuários distintos. Um usuário vê o Site A no primeiro resultado, enquanto o outro usuário vê o Site B como primeiro resultado, tudo de acordo com o seu perfil de acesso e histórico de navegação / interesses mapeados pelo Google.

O Google foca em mostrar os melhores resultados daquele momento

Para o Google, importa mostrar os melhores resultados para os usuários e tudo depende do momento em que o cliente se encontra. Se a pessoa está numa fase de busca conceitual, uma busca por informações e não uma compra de um produto, dificilmente o Google mostrará uma loja virtual como resultado primário, é muito mais provável mostrar o Wikipédia, sites informativos, sites noticiosos, etc.

Agora, se a pessoa está disposta a comprar um produto, inclui palavras-chave que acionam o potencial de compra e tem um histórico de pesquisa que mostra ao Google que a pessoa está próxima da fase de aquisição no funil, as chances de mostrar resultados de lojas virtuais são maiores.

Como trabalha o robô do Google

O Google tem diversos scripts automatizados que são chamados de crawlers, ou robôs. Estes scripts vasculham a internet atrás de páginas e novos conteúdos, armazenando estas páginas e conteúdos dentro de um banco de dados enorme.

Estes conteúdos são classificados de acordo com centenas de fatores pelo Google, dentre eles:

  • Sobre o que se trata este site?
  • Qual o conteúdo que está sendo falado nesta página?
  • A pessoa que escreveu o conteúdo tem relevância?
  • O conteúdo está bem escrito? As informações são coerentes?
  • Há links, imagens e outros elementos neste conteúdo?
  • O conteúdo é uma pequena descrição ou um texto maior, mais aprofundado?
  • A página carregou-se rapidamente?
  • A página está otimizada para dispositivos móveis?
  • Há outros sites fazendo o linking para esta página?
  • Se sim, quais sites? São sites relevantes?

Enfim, há ainda centenas de outros elementos que são considerados pelo Google, mas estes elementos são checados numa fração de segundos. Há sites que num único fim de semana são visitados pelo Google dezenas de milhares de vezes.

O Google atribui um peso, uma relevância para cada um destes mais de 200 elementos de indexação. Com base nesta relevância, o Google compara o resultado com os concorrentes que também cobrem o mesmo tipo de conteúdo e, de acordo com a necessidade do usuário mostrada durante a pesquisa, exibe o melhor resultado.

Mas ainda não é tudo: Recorrentemente o Google muda a posição de exibição de uma página no resultado de busca, de modo a verificar o CTR, ou seja, a taxa de cliques pela quantidade de exibições de um resultado.

Se um determinado link é bem otimizado, mas é pouco clicado pelos usuários – e o segundo resultado tem muitos cliques a mais – as chances deste segundo resultado subir para o primeiro é muito grande.

Ou seja, todo o processo de indexação é dinâmico, cabendo ao profissional de SEO ou à Agência de SEO trabalhar nos fatores de indexação, otimizá-los, acompanhar possíveis penalizações no Google Search Console e trabalhar na otimização dos elementos passíveis de melhoria. 

Garantir posicionamento não é o trabalho de um bom profissional de SEO, mas sim de alguém que provavelmente esteja desesperado e que muito certamente não trará os resultados esperados.

Foto de @ninjason

O que pode ser otimizado num site ou loja virtual para auxiliar nos resultados de busca do Google

Este é o ponto! Você deve trabalhar no seu site nos elementos que são considerados pelo Google para indexar as suas páginas de modo a melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca.

Veja algumas dicas que podem contribuir para melhorar o seu posicionamento.

Tenha um conteúdo autoral, diferenciado e de profundidade

Não basta criar uma descrição genérica para um produto ou serviço, nem mesmo copiar a descrição do fabricante. O ideal é trabalhar com a criação de um conteúdo próprio.

Também é muito importante que este conteúdo seja diferente daquele encontrado no fornecedor ou em concorrentes. Nada de copiar conteúdos, pois o Google certamente penalizará a sua página.

Dedique um tempo na pesquisa de mais informações sobre o seu produto ou serviço e crie uma descrição completa, com mais de 1.000 palavras, separada por tópicos e bem organizada, com as informações fundamentais do produto que você vende ou do serviço que você presta.

Se possível, adicione algumas perguntas frequentes (FAQ) na própria descrição, de modo que a sua página também seja considerada como um resultado de busca genérica, não apenas nos resultados que já estejam mais avançados no processo de compra dos produtos. 

Busque por referências externas que façam o linking para o seu site

A construção de links externos ou link building é importantíssimo mesmo nos dias de hoje. O PageRank do Google nasceu com o propósito de melhorar a comunicabilidade entre os sites e exibir os melhores resultados de busca para os usuários. 

O Google evoluiu, é verdade, mas o PageRank ainda é um dos principais fatores de indexação. Ter o seu site mencionado pelo Luciano Huck no Domingão é muito mais efetivo e pode trazer muitos usuários a mais do que mencionar o seu site num grupo familiar o whatsapp. O PageRank funciona de modo semelhante: Atribui um peso de referência maior para os sites que têm mais relevância.

Desta forma, busque ter o seu site divulgado em outras páginas, como: Parceiros comerciais, clientes, fornecedores, sites de notícias, redes sociais, fóruns, etc. Quanto mais links de qualidade você conseguir, melhor será para o PageRank do seu site.

Em resumo, não existe almoço grátis!

Fuja das promessas dos falsos profetas e foque num trabalho de SEO na sua loja virtual ou no seu site. Busque conhecimento e atualize-se quanto aos fatores de indexação que podem ajudar a sua página a ser melhor indexada.

Há no mercado uma grande quantidade de profissionais e agências de SEO que trabalham com qualidade e com profissionalismo, portanto saiba escolher os parceiros que cuidarão do SEO da sua loja virtual para evitar que a mesma seja penalizada pelo Google.

Se desejar, nós da SEO Genius estamos aqui para compreender as suas necessidades e a trabalhar o SEO do seu e-commerce!

A foto principal deste artigo é de autoria de @sammywilliams.