Era uma vez…
O sonho que se tornou realidade

O

lá, sou Carlos Zamora, co-fundador da Agência SOFT e SEO Genius e hoje terei o prazer de te resumir (e muito) a nossa história. Obrigado por querer nos conhecer um pouco mais e permita-me ser o seu guia nesta viagem pelos últimos 12 anos!

Se você está com o tempo curto, separei um rápido resumo da nossa história. Se tem um tempo maior (e eu agradeço a disponibilidade), conto a nossa história com mais detalhamento em alguns fatores-chave abaixo.

RESUMO DE QUEM SOMOS

  • A SEO Genius é um braço da Agência SOFT, agência focada em e-commerce que foi criada em setembro de 2010.
  • A Agência SOFT focou no desenvolvimento de lojas virtuais Magento entre 2010 e 2019, tendo virado 100% o foco para SEO no começo de 2020.
  • Já fomos uma equipe física grande em nossa filial de Araraquara, no interior de São Paulo. Na época, fomos destaque na TV Globo, junto da Heineken, pela abertura de vagas na região.
  • De 2016 em diante passamos a focar mais em encontrar os melhores profissionais, mesmo que eles não estivessem fisicamente próximos do nosso escritório.
  • Eu, Carlos Zamora, sou o estrategista-chefe das ações de SEO dos nossos clientes e comando toda a equipe técnica a partir de Nelas, Viseu, Portugal.
  • Hoje contamos com uma equipe multidisciplinar com presença no Brasil, Portugal, Estados Unidos e Índia.
  • Apesar de estarmos geograficamente espalhados, 100% do nosso foco está no Brasil.
  • Otimizamos o SEO e Acompanhamos os Resultados de diferentes plataformas de e-commerce, dentre delas: Magento (1 e 2), WooCommerce, PrestaShop, VTEX, Shopify, Loja Integrada, NuvemShop, Tray e outras plataformas proprietárias.

Ficou curioso(a) sobre a nossa história com um pouco mais de detalhes? Então clique no botão abaixo para conhecê-la!

Equipe de Gestão SEO Genius

Marcela Felix
Marcela FelixCo-Fundadora & SEO Content Manager
Com o dom do Design nas veias, Marcela Felix foi a responsável por dar vida às mais de 700 lojas virtuais criadas por nós. Trabalhou para projetos nacionais e internacionais e comandou a direção de arte da Agência SOFT de 2010 a 2020. Hoje, dedica-se ao gerenciamento da equipe de Copywriters da SEO Genius na criação de conteúdos de SEO.
Carlos Zamora
Carlos ZamoraCo-Fundador & Estrategista-Chefe de SEO
Com uma carreira no mundo dos datacenters, Carlos Zamora foi o responsável por difundir o Magento no Brasil através de palestras e eventos para mais de 40.000 pessoas em sua passagem no UOL. Profissional com mais de 15 anos de experiência em SEO e E-commerce, é quem cuida de todas as estratégias de SEO dos lojistas.

Agora que você já nos conhece, que tal conhecer o nosso trabalho?

Temos um conjunto de soluções de Otimização de SEO e Consultoria de SEO para lojas virtuais. Atendemos as principais plataformas do mercado (Magento, WooCommerce, VTEX, Shopify, Prestashop, Tray, dentre outras) e teremos o maior prazer em crescer junto contigo!

Tire todo o potencial das buscas orgânicas do Google e incremente as vendas do seu e-commerce.

A História mais detalhada
obrigado por querer conhecer um pouco mais das nossas vidas!

Tudo começou num pequeno apartamento em bairro periférico de São Paulo. No mesmo dia em que decidi sair do UOL, onde tive o prazer de conhecer o Magento de perto, co-fundei a Agência SOFT com a minha esposa e diretora de criação, Marcela Felix. Duas mesas de escritório e duas cadeiras compradas em segunda-mão aliadas a um Modem 3G, um notebook e um computador pessoal. Nascia assim o sonho da Agência SOFT.

Atender os clientes era um grande desafio, pois tínhamos uma logística complicada. Hoje o home-office é padrão na vida de todos, mas em 2010, com um filho pequeno e num apartamento de menos de 50m², era um desafio. Não podíamos ter outra realidade, pois o orçamento nos era limitadíssimo. Nos restava, então, muito trabalho e dedicação.

Ao primeiro toque do telefone, quem estivesse no background da operação tinha de correr com o pequeno para o quarto, para que o outro, na pequena “sala de estar-jantar-escritório”, pudesse ouvir com atenção o possível novo cliente.

A PRIMEIRA CLIENTE DE E-COMMERCE

O primeiro cliente nós nunca esqueceremos: Eliana Fernandes. Uma empreendedora do Rio de Janeiro que confiou à Agência SOFT, de São Paulo, a criação da sua primeira loja virtual. Que prazer foi atender à Eliana em todos estes anos. Inclusive, de novo: OBRIGADO ELIANA! Diria que você acreditou mais em nós, do que nós mesmos.

Até então, focávamos no desenvolvimento de lojas virtuais baseadas na plataforma Magento do UOL HOST. Tínhamos uma experiência muito grande, aponto de nos tornar parceiros no mais alto grau de filiação ao UOL na época. O que os clientes pediam, conseguíamos executar, mesmo com as limitações da plataforma.

EXPANSÃO E ABERTURA DE FILIAL EM ARARAQUARA

Vendemos muito, tivemos o prazer de atender várias lojas virtuais do Magento UOL HOST e criar longas amizades, com o caso do James Smith da Tenda dos Tapetes, cliente da SEO Genius até os dias atuais!

A maior conquista foi a decisão tomada em conjunto com a esposa-sócia de criar uma filial em Araraquara, no interior de São Paulo. Durante o planejamento e consolidação destas mudanças, muitos imóveis foram vistos e o plano de crescimento da Agência SOFT já estava traçado: Cresceríamos como uma solução no desenvolvimento de lojas virtuais Magento puro, não mais a derivada do UOL e atenderíamos todo o Brasil a partir de Araraquara.

Araraquara provou-se uma cidade maravilhosa para a Agência SOFT. Com muitas Universidades em um raio de 50km, a SOFT se tornou atrativa para os profissionais de TI da Região. Sempre pagamos salários acima da média e tínhamos condições diferenciadas das ofertas à época.

Enquanto não encontrávamos o espaço ideal, um dos quartos da casa de um dos sócios tornou-se, novamente, um escritório temporário da Agência SOFT. Em São Paulo manteve-se nosso espaço de Coworking e fica aqui o nosso agradecimento aos amigos Elson e Felipe pelo empenho e parceria de sempre.

A EXPLOSÃO DO E-COMMERCE NO BRASIL ENTRE 2012 E 2014

O crescimento da Agência SOFT ultrapassou 300% por ano neste período. Contávamos com uma equipe de funcionários próprios (CLTs, não terceirizados) de 9 pessoas. O escritório inicial de Araraquara de 20m² tornou-se pequeno para a Agência SOFT e precisamos trocá-lo em menos de um ano.

Partimos para um imóvel inteiro à disposição dos nossos colaboradores, com 5 salas dedicadas, uma sala de reuniões e mobiliário totalmente padronizado, bem como os equipamentos técnicos.

Os colaboradores da Agência SOFT contavam com benefícios não encontrados normalmente em outras empresas da cidade, como: Flexibilidade de horários, Snacks, Registro em carteira, Vale transporte, Plano de saúde integralmente suportado pela empresa, Reembolso de cursos e aprendizados, Revistas, etc.

Foi neste período em que a Agência SOFT tornou-se destaque junto a Heineken e foi matéria na TV Globo sobre as oportunidades na região de Araraquara e São Carlos.

Nunca vou me esquecer daquela tarde, quando recebi a ligação do CIEE falando que, assim como a Heineken, a SOFT tinha sido escolhida para participar de uma matéria para a TV Globo na segunda-feira seguinte. Ficamos todos muito entusiasmados. Ficamos tão felizes que eu lembro de termos comprado alguns salgados, do tipo… Coxinhas, rissoles e outros para comermos com a equipe de reportagem. Quando chegaram, foi só alegria (e adoraram o “café da manhã improvisado”). Disseram que foi a melhor recepção que tiveram… Fiquei satisfeito pelo jeito SOFT de ser ter agradado também quem não era nosso cliente.

Buscávamos um espaço para abrigar os primeiros 4 colaboradores da Agência SOFT, além de um dos sócios que participaria diariamente na operação. Encontramos um espaço muito agradável e logo nos tornamos amigos tanto do proprietário da imobiliária quanto do proprietário do imóvel. Tivemos na Av. Nove de Julho de Araraquara um dos melhores períodos da Agência SOFT na cidade e somos muito gratos ao “Nino” (proprietário do imóvel) e a o Daniel (proprietário da imobiliária) por toda a atenção, carinho e parceria que tiveram conosco por muitos anos!

OS ANOS DE 2015, 2016 E 2017

Com mais de 20 colaboradores tendo passado pela Agência SOFT, notamos que estávamos perdendo um pouco a mão sobre a qualidade do atendimento, que estava sendo feito de forma hierarquizada. Decidimos então, os sócios, a mudar a nossa dinâmica de trabalho e voltar àquele processo inicial que havia nos motivado na criação da Agência SOFT: Sermos os melhores, termos as melhores soluções e com os custos mais acessíveis para aqueles clientes que nós podemos atender.

Ou seja, não poderíamos abraçar o mundo e chegar a esta conclusão nos fez vermos que o perfil de cliente que sempre atendemos tinha (e tem) a preferência por um atendimento mais próximo. Por este motivo desde 2017 eu faço pessoalmente (virtualmente, é verdade) o atendimento de todos os clientes da Agência SOFT e SEO Genius. Passamos a atender um número menor de clientes para atendê-los com muito mais qualidade e atenção.

Passamos de 200 clientes atendidos em 2012 para o total de quase 600 lojas virtuais atendidas ao fim do ano de 2017. Um salto muito grande num curto período!

Nestes anos também aumentamos o nosso relacionamento com parceiros comerciais, dentre eles: PagSeguro, Mundipagg (que nos presentou com o Kit Black Friday da foto), Plugg.to, Bling, EasyCourier, dentre outros. Uma solicitação comum feita por nós aos parceiros: Qualquer benefício que porventura fosse oferecido à SOFT, deveria ser passado aos clientes. Nossos clientes devem se beneficiar, não apenas nós.

OS ANOS DE 2018, 2019 e 2020

Em mais um passo arriscado, mas muito bem planejado, os demais sócios e eu decidimos internacionalizar a Agência SOFT. Num primeiro momento, mantendo foco total no mercado brasileiro, atendendo 100% de lojas virtuais nacionais, apesar de ter em seu quadro de colaboradores os tão famosos nômades digitais, profissionais que trabalham a partir de qualquer parte do mundo, principalmente no mercado tecnológico e conseguem, graças a esta flexibilidade, ter uma maior qualidade no resultado final do trabalho. Adotamos um método de trabalho remoto mesmo antes de qualquer sinal de mudança no contexto mundial.

Não vou mentir, a escolha por Portugal deu-se por conta da qualidade de vida para a minha família. Como a mudança foi aprovada pelos sócios, fiquei muito contente de encabeçar este novo projeto. E, mesmo de terras portuguesas, continuo fazendo todo o atendimento dos clientes novos e atuais da Agência SOFT. A dinâmica do nosso atendimento não mudou, pois em quase 10 anos e mais de 700 lojistas atendidos, nunca tivemos uma reunião presencial com nossos clientes (apenas quando gravei os vídeos que estão disponíveis na área Clientes, em nosso site) e talvez 10 ou 15 videoconferências antes de uma contratação.

Eu fico muito feliz de ver como os clientes confiam na Agência SOFT e SEO Genius!