{"id":1612,"date":"2022-05-25T10:47:31","date_gmt":"2022-05-25T13:47:31","guid":{"rendered":"https:\/\/www.seogenius.com.br\/?p=1612"},"modified":"2022-05-25T11:21:14","modified_gmt":"2022-05-25T14:21:14","slug":"palavras-chave-sobrepostas-quando-o-excesso-de-keywords-pode-atrapalhar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.seogenius.com.br\/palavras-chave-sobrepostas-quando-o-excesso-de-keywords-pode-atrapalhar\/","title":{"rendered":"Palavras-chave sobrepostas: Quando o excesso de keywords pode atrapalhar"},"content":{"rendered":"

O Google tem evolu\u00eddo a cada nova atualiza\u00e7\u00e3o do seu c\u00f3digo (algoritmo)<\/a>. A cada novo grupo de otimiza\u00e7\u00f5es, mais elementos s\u00e3o adicionados aos seus fatores de indexa\u00e7\u00e3o, ou seja, os dados e informa\u00e7\u00f5es que s\u00e3o considerados pelo Google para colocar uma p\u00e1gina num bom resultado de busca.<\/span><\/p>\n

Um dos fatores que tem chamado a aten\u00e7\u00e3o nos \u00faltimos tempos \u00e9 o que se chama de canibaliza\u00e7\u00e3o ou sobreposi\u00e7\u00e3o de palavras-chave, ou seja, quando usa-se demasiadamente uma palavra-chave e seus sin\u00f4nimos com o intuito de \u201cenganar\u201d o rob\u00f4 do Google sobre a import\u00e2ncia daquela p\u00e1gina para a keyword desejada.<\/span><\/p>\n

Outro fator que tamb\u00e9m contribui negativamente \u00e9 a inclus\u00e3o de muitas palavras-chave iguais em p\u00e1ginas diferentes. Isto pode ocorrer na exibi\u00e7\u00e3o de produtos em p\u00e1ginas distintas que possuem pequenas diferen\u00e7as, como tamanhos de embalagem, cor, atributos, etc.<\/span><\/p>\n

No artigo de hoje falarei um pouco mais sobre a import\u00e2ncia das palavras-chave para a indexa\u00e7\u00e3o do Google e como voc\u00ea pode tirar o melhor proveito sem incorrer em penaliza\u00e7\u00f5es pelo buscador.<\/span><\/p>\n

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Foto de @nisoncoprseo<\/a><\/p><\/div>\n

O Conceito de Palavra-chave<\/span><\/h2>\n

O Google foi criado na d\u00e9cada de 90 com base na patente do <\/span>PageRank<\/span><\/a>, um algoritmo criado pela dupla de fundadores do Google enquanto estudantes universit\u00e1rios com o objetivo de automatizar as refer\u00eancias entre sites, de modo que o resultado de busca para uma pesquisa trouxesse os resultados mais v\u00e1lidos para os usu\u00e1rios.<\/span><\/p>\n

Quem, como eu, usou a internet na era pr\u00e9-populariza\u00e7\u00e3o do Google, recorda-se da utiliza\u00e7\u00e3o dos famosos diret\u00f3rios de sites, como o Cad\u00ea, Achei, Yahoo!, dentre outros. Estes sites basicamente permitiam o cadastro de novos sites por parte dos usu\u00e1rios e exibiam os resultados de acordo com par\u00e2metros pr\u00f3prios, quase sempre com uma grande e facilitada manipula\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n

O Google foi criado exatamente para fazer com que o processo de pesquisa por qualquer assunto na internet se mostrasse muito mais preciso e que as pessoas chegassem aos resultados que de fato podem ajud\u00e1-las, n\u00e3o necessariamente aqueles que foram manipulados para estarem nas primeiras posi\u00e7\u00f5es.<\/span><\/p>\n

A evolu\u00e7\u00e3o do algoritmo do Google<\/span><\/h2>\n

Com o passar dos anos, o algoritmo (conjunto de c\u00f3digos-base) do Google sofreu atualiza\u00e7\u00f5es e otimiza\u00e7\u00f5es, pois as t\u00e9cnicas de manipula\u00e7\u00e3o dos resultados tamb\u00e9m se profissionalizaram.\u00a0<\/span><\/p>\n

Cada vez mais o Google utiliza a intelig\u00eancia artificial dos seus rob\u00f4s de busca para dar um selo de qualidade e legitimidade \u00e0 uma p\u00e1gina, j\u00e1 sendo poss\u00edvel detectar facilmente c\u00f3pias de conte\u00fado ou textos que s\u00e3o pouco alterados – ou reescritos com sin\u00f4nimos.\u00a0<\/span><\/p>\n

Recentemente as lojas virtuais t\u00eam sido impactadas pela duplica\u00e7\u00e3o de conte\u00fado das descri\u00e7\u00f5es dos produtos quando estes s\u00e3o tamb\u00e9m divulgados e vendidos em marketplaces. Como estes sites s\u00e3o muito mais acessados e t\u00eam uma relev\u00e2ncia muito maior para o Google, o buscador considera os produtos dos marketplaces como sendo a primeira apari\u00e7\u00e3o p\u00fablica daquele conte\u00fado, adicionando uma \u201cpenaliza\u00e7\u00e3o branca\u201d (ou penaliza\u00e7\u00e3o informal) \u00e0s lojas virtuais.<\/span><\/p>\n

Temos recomendado aos nossos clientes que deixem as descri\u00e7\u00f5es dos produtos nos marketplaces dentro de um padr\u00e3o mais gen\u00e9rico, fazendo com que a descri\u00e7\u00e3o do produto empregada na loja virtual seja mais completa, mais abrangente e com um conte\u00fado mais rico, de modo que o Google considere-o para a sua indexa\u00e7\u00e3o em detrimento dos resultados dos marketplaces.\u00a0<\/span><\/p>\n

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Foto de @austindistel<\/a><\/p><\/div>\n

Como evitar a sobreposi\u00e7\u00e3o de palavras-chave<\/span><\/h2>\n

De forma generalizada, voc\u00ea deve evitar a sobreposi\u00e7\u00e3o de palavras-chave ou o <\/span>keyword spamming<\/span><\/i> para n\u00e3o correr o risco de sofrer uma penaliza\u00e7\u00e3o do Google.\u00a0<\/span><\/p>\n

Do ponto de vista da canibaliza\u00e7\u00e3o, recomendamos que voc\u00ea pense cada p\u00e1gina do seu seu site ou da sua loja virtual para uma palavra-chave espec\u00edfica. Obviamente que muitas palavras-chave se repetir\u00e3o em p\u00e1ginas diferentes, mas \u00e9 importante que cada p\u00e1gina seja pensada e otimizada para uma palavra-chave ou um conjunto de palavras-chave espec\u00edficas.<\/span><\/p>\n

Se voc\u00ea tem mais de uma p\u00e1gina com a mesma palavra-chave foco, recomendamos que voc\u00ea otimize uma destas p\u00e1ginas e fa\u00e7a, se poss\u00edvel, a incorpora\u00e7\u00e3o do conte\u00fado de ambas as p\u00e1ginas numa s\u00f3, criando um redirecionamento 302 da p\u00e1gina que deixar\u00e1 de existir para a p\u00e1gina que continuar\u00e1 existindo, mantendo a sua URL e n\u00e3o alterando-a sob nenhuma circunst\u00e2ncia.<\/span><\/p>\n

Canibaliza\u00e7\u00e3o de palavras-chave em lojas virtuais<\/span><\/h2>\n

Se voc\u00ea tem uma loja virtual e a sobreposi\u00e7\u00e3o de palavras-chave ocorre por conta dos produtos com diferentes atributos, o melhor \u00e9 se utilizar da meta tag canonical, ou seja, informar ao Google qual \u00e9 a URL principal que deve ser indexada.<\/span><\/p>\n

A estrat\u00e9gia acima deve ser adotada, a menos que voc\u00ea consiga criar um conte\u00fado diferente para a p\u00e1gina do produto com diferente cor ou atributo, pois desta forma o Google considerar\u00e1 os conte\u00fados como diferentes e n\u00e3o incorrer\u00e1 em nenhum risco de penaliza\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Mas \u00e9 importante frisar: Muito dificilmente o Google colocar\u00e1 mais de um resultado da sua loja virtual ou do seu site para uma mesma pesquisa com palavras-chave concorridas, mesmo que a sua loja virtual esteja muito bem otimizada em v\u00e1rias p\u00e1ginas para estas palavras-chave. O Google verifica aquela p\u00e1gina mais relevante a a exibe para os seus poss\u00edveis visitantes.<\/span><\/p>\n

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Foto de @nathanareboucas<\/a><\/p><\/div>\n

Em resumo, evite a duplica\u00e7\u00e3o de palavras-chave<\/span><\/h2>\n

Al\u00e9m da sobreposi\u00e7\u00e3o, h\u00e1 a ansiedade em querer incluir numa mesma p\u00e1gina varia\u00e7\u00f5es intermin\u00e1veis e sin\u00f4nimos de suas palavras-chave. N\u00e3o fa\u00e7a isto, foque na cria\u00e7\u00e3o de um conte\u00fado rico e autoral, ou seja, algo que seja \u00fanico e que cative os seus leitores, sejam do seu site ou dos leitores das descri\u00e7\u00f5es dos produtos do seu e-commerce.<\/span><\/p>\n

A quantidade m\u00e9dia \u00e9 de 1 keyword (ou conjunto de keywords, quando compostas) a cada 200 palavras de texto. N\u00e3o h\u00e1 uma regra espec\u00edfica, mas se ficar dentro desta m\u00e9dia, n\u00e3o dever\u00e1 ter problemas.<\/span><\/p>\n

Veja algumas dicas r\u00e1pidas para a produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fado com base em suas palavras-chave:<\/span><\/p>\n